Atividade 1.1
Meu
projeto pessoal/profissional
Todo
ser humano é dotado de sonhos, desejos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a
estabelecer metas, a construir projetos
que visem a superacão dessas dificuldades.
Tenho
um projeto de vida profissional que é a reestruturacão da educacão que venha a
superar as dificuldades dos eduncandos de acordo com a realidade de cada
comunidade, onde o educando possa ser visto como um todo e não como um meio e
que todo educador tenha responsabilidade e compromisso com o educando seja ele
pertencente a sua sala ou não.
Que
juntos possamos ser parte da historia da sociedade onde estamos inseridos,
lutando por metodologias mais realistas e alcancavéis. E que possamos construir
juntos a nossa história.
Atividade
1.2
Dialogo
Téorico
John Dewey
A
tese deste filosofo é bastante interesante, concordo em partes com ele. Ele defendia
a democracia e a liberdade de pensamento como instrumento para a maturacão emocional
e intelectual da crianca. Deixou entre seus inscritos que um dos principais
objetivos para se ter uma boa educacão é educar a crianca como um todo. As criancas
segundo ele aprende realizando tarefas associadas aos conteudos ensinados, isso
são vistas até hoje no nosso dia-a-dia.
Sabemos
que a educacão é uma constante reconstrucão da experiencia, então porque não
pegarmos um pouco das teses destes filosofos e aplicarmos em nossas praticas
pedagogicas, assim estaremos contribuindo com o ensino aprendizagem de nossos
educandos.
Atividade
1.3
Projeto
e suas experiencias
Após
a leitura da entrevista de Maria Elizabeth pode ser perceber a dimensão que é
trabalhar com a interdisciplinaridade, ela faz com que nós reflitamos a nossa
pratica quando dizemos que trabalhamos com projetos interdisciplinar e
reavaliar nossa acão diante destes projetos.
Atividade
1.4
Banco
de projetos
Escola
Municipal de Educacão Infantil e Fundamental Santa Marta
Kelly
Maria de Souza Ribeiro
Série:
5 ano
Alunos
envolvidos: 23
Númeo
de professores envolvidos: 01
Área
de trabalho: interdisciplinar
Título
do projeto: Folclore de cabo à rabo
Foram
trabalhadas as seguintes questões:
ü Apresentacão
do projeto para a turma;
ü Discussão
e escrita da fundamentacão teórica;
ü Divisão
dos grupos;
ü Distribuicão
de cada grupo;
ü Estudo
dos temas de cada grupo;
ü Montagem
dos livrinhos;
ü Exposicão
dos livrinhos e personagens do folclore.
Descricão
geral
Cada
povo tem um jeito muito especial de compreender o que acontece à sua volta,
para explicar fenômenos naturais, forcas desconhecidas ou para contar passagens
importantes da nossa história, as pessoas comuns de todas as racas e religiões
criam mitos, lendas,dancas, músicas, hábitos e tradicões.
Atividade
1.5
Proposta
de projetos
Escola
Municipal de Educacão Infantil e Fundamental Santa Marta
Kelly
Maria de Souza Ribeiro
Série:
5 ano
Título
do projeto: Folclore de cabo a rabo
OBJETIVO
Ø Conceituar
a palavra “FOLCLORE”;
Ø Descobrir
as principais manifestacões folcloricas do nossso país;
Ø Levar
os alunos a pesquisar as caracteristicas, a importância e a influência do
folclore na educacão.
DESENVOLVIMENTO
1
dia (segunda feira)
Temas
a para debate:
·
O folclore brasileiro;
·
Observacão do mapa do
folclore brasileiro;
·
Preparar para a
exposicão no final do projeto. Distribuicão das tarefas;
·
Atividades
relacionadas;
·
Montagem de um mural
sobre o folclore brasileiro.
2
dia ( terca feira)
Temas
para debate:
·
Trava línguas;
·
Parlendas;
·
Vocabulário;
·
Interpretacào oral e
escrita;
·
Ortografia relacionada.
3
dia (quarta feira)
Temas
para debate:
·
Lendas;
·
Mitos;
·
Leitura;
·
Interpretacão oral e
escrita.
4
dia (quinta feira)
Temas
para debate:
·
Medicina popular;
·
Instrumentos folcloricos,
folias, dança de varias origens;
·
Vocabulário;
·
Interpretacão oral e
escrita;
·
Ortografia relacionada;
·
Redacão: o que é
folclore?
5
dia (sexta feira)
Tema
para debate:
·
Dancas, jogos
folcloricos e cantigas;
·
Vocabulário;
·
Interpretacão oral e
escrita
·
Revisão com os grupos
dos conteudos e reorganizacão do material para exposicão.
Atividade
1.6
Reflexão
sobre a aprendizagem
Quando
terminei esse eixo de estudo, notei que as leituras indicadas muito auxiliaram
nas minhas habilidades.
O
eixo 1 nos traz a importancia de se trabalhar com projetos, pois através deles
os educandos tem uma maior participacão e seu aprendizado se torna mais
intenso,eles tambem participam da escolha dos temas.
Os
projetos trazem a interdisciplinaridade e o educando faz suas pesquisas na mais
diferentes fontes de informacões e confrontas com as que eles já adquiriram com
essas novas que eles pesquisaram para daí chegarem a uma conclusão a respeito
do tema pesquisado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário